sexta-feira, 4 de junho de 2010

ABSTINÊNCIA SEXUAL PARA O ESPERMOGRAMA

Porque a abstinência sexual para fazer um espermograma?

É importante que o paciente saiba que, em qualquer exame laboratorial, há algumas recomendações específicas, dependendo do tipo de exame efetuado, para que a análise efetuada seja processada adequadamente e, principalmente, para que os resultados sejam confiáveis. Para fazer um espermograma também há recomendações especiais e a principal delas é a abstinência sexual, cuja importância é explicada a seguir:

O líquido seminal (amostra analisada em um espermograma) é composto por cerca de 65% de secreções das vesículas seminais, de 30-35% de secreção prostática e menos de 5% por secreções dos testículos, epidídimos e da uretra. Esta composição do líquido seminal faz parte do mecanismo fisiológico do aparelho genital masculino, para manter os órgãos genitais funcionando adequadamente, cada um, com sua função específica. Obviamente, quando há uma quebra deste equilíbrio funcional, ou seja a presença de um distúrbio em um ou mais órgãos genitais, isto automaticamente reflete nos resultados do espermograma, dependendo do distúrbio presente.

A abstinência sexual ela visa preservar este ponto de equilíbrio entre as secreções genitais, mantendo-o dentro do normal quando não há qualquer distúrbio funcional e mostrando claramente onde está distúrbio, quando há uma disfunção glandular.

Quando a abstinência sexual é curta, este ponto de equilíbrio pode ser rompido e, assim, o exame pode detectar resultados falsamente alterados, por causa da abstinência. O mesmo ocorre, quando a abstinência sexual é prolongada.

Toda a rotina do espermograma, incluindo o prazo de abstinência sexual, segue uma padronização internacional, recomendada pelo Manual da Organização Mundial de Saúde para o exame do sêmen, hoje, em sua quinta edição (2010), que recomenda prazos entre 48 horas e 7 dias de abstinência para se fazer o exame.

Na minha rotina, eu sugiro sempre um prazo de 4 dias, como padrão, mas atendo paciente com abstinência dentro do prazo recomendado pela OMS, ou seja, entre 48 horas e 7 dias. Entretanto, na minha opinião, abstinência menor que 3 dias afetam parâmetros que avaliam a atividade secretora das vesículas seminais e da próstata, os quais podem ser encontrados alterados no exame, o que pode ser um resultado falsamente alterado. Portanto, não considero recomendável um exame, com abstinência inferior a 72 horas (3 dias). Abstinências superiores a 7 dias também afetam alguns parâmetros seminais, principalmente a motilidade espermática. Portanto devem ser evitadas.

Desta forma, considero como ideal a abstinência sexual de 4 dias para se fazer o exame. Vale ressaltar que todos os valores de referência do meu exame foram encontrados, tomando como base este padrão de abstinência sexual.

6 comentários:

  1. Da pra faze o exame se fica um dia sem sexo

    ResponderExcluir
  2. Da para fazer o exame no sábado as 8 horas sendo que meu marido teve relação na quinta-feira de manha

    ResponderExcluir
  3. Oi meu marido fez um espermograma já alguns anos mas na época com 21 dias de abstinência e deu td zero será que foi por isso?? Essa semana refez o exame com 6 dias será que foi o tempo longo que fez da zero?? Tô aqui torcendo positivo pro resultado desse agora...se puder responder agradeço mtooooo

    ResponderExcluir
  4. Ola. quanto tempo tenho pra levar o esperma até ao laboratorio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns laboratórios recomendam até uma hora. Mas o ideal mesmo é que a coleta seja no próprio laboratório.

      Excluir
  5. Meu marido faz com 7 dias de abstinência e deu tudo normal nao deu neuma alteração mais fiquei com medo pq ele ficou muito tempo sem relação sera q ele deve fazer outro exame com menos dias??

    ResponderExcluir